<< Click to Display Table of Contents >> Tabelas Dinâmicas |
![]() ![]() ![]() |
Uma tabela dinâmica é composta basicamente de 4 regiões: Linhas, Colunas, Área de Filtro e Área de dados (Totalizadores):
Layout de consulta
Selecionando um campo na lista de campos disponíveis e soltando na região das Linhas, são listados os registros agrupados relacionados com o campo selecionado. Veja por exemplo, se selecionarmos campo "Solucionador" e soltando na região das Linhas, são listados todos os Solucionadores responsáveis pelas Ordens de Serviço filtradas no período determinado na barra de ferramentas da transação:
Arraste de colunas
Da mesma forma, vamos selecionar o mesmo campo Solucionadores e arrastá-lo agora para a região das colunas:
Configuração de colunas
Repare que agora a lista de solucionadores responsáveis por Ordens de Serviço no período selecionado é exibida em forma de colunas.
Vamos detalhar a utilização da região dos Totalizadores no item seguinte:
Arrastando novamente o campo Solucionadores para a região das Linhas, vamos agora incluir totais relacionados com os solucionadores em questão. Selecione na lista de campos o campo "Quantidade" e arraste-o e em seguida solte-o na região dos Totalizadores. Observe que são exibidos os totais de Ordens de Serviço em que cada Solucionador é responsável:
Totalizadores
Dando continuidade no assunto anterior, desejamos agora contabilizar os totais de Ordens de Serviço abertas por cada solucionador dividindo-os pelas suas Situações. Ainda com o campo Solucionador inserido na região das linhas e o campo Quantidade como totalizador, vamos agora selecionar o campo "Situação" arrastando-o em seguida para a região das colunas:
Tabela Dinâmica Solucionador x Situação com total de quantidade
Observe que os totais foram divididos pelas situações existentes nas Ordens de Serviço recuperadas através do filtro por período exibindo como última coluna o total de cada solucionador. Se invertermos as posições dos campos Solucionador e Situação, temos a seguinte configuração:
Tabela Dinâmica Situação x Solucionador com total de quantidade
Concluímos que podemos organizar nossa consulta configurando as linhas e colunas da forma mais adequada para nosso relatório.
Vamos agora realizar uma outra consulta inserindo subdividindo campos. Queremos exibir as situações das Ordens de Serviço filtradas, porém dividindo-as por cada Solucionador responsável. Para isso basta arrastar o campo "Solucionador" para a região das linhas, porém do lado direito do campo Situação:
Subdivisão de Situação, Solucionador
Invertendo a ordem dos campos Situação e Solucionador temos o seguinte resultado:
Subdivisão de Solucionador, Situação
A tabela dinâmica possibilita por sua vez também subdividir informações por colunas. Observe o caso abaixo. Vamos agrupar os tempos brutos gastos por cada solucionador em cada subprocesso, dividindo os totais por situação em Tipos de Serviço:
Tabela dinâmica Solucionador subdividido em Subprocesso x Situação subdividida em Tipo de Serviço com total em Tempo Bruto Total
O menu lista de campos é útil para melhor organização ou mesmo fácil implementação de colunas, linhas e totalizadores de maneira organizada.
Clique em Mais Campos na barra de ferramentas para exibir a lista de campos disponíveis.
Exibir lista de Campos
Uma nova caixa aparecerá, clique e arraste os campos desejados para dentro da nova caixa para retirar o campo.
Arraste os campos desejados
Para adicioná-los, basta arrastar o campo para o local desejado:
Local para adicionar campo
É importante ressaltar o significado de cada campo de adição:
Linha |
Insere o campo na área de linhas. |
Coluna |
Insere o campo na área de colunas. |
Área de filtro |
Insere o campo na área de filtro de campos. |
Área de dados |
Insere o campo na área de totalizador. |
Especificação dos regiões de adição
As informações de tabelas dinâmicas podem ser muito amplas, por isso o recurso de filtros possibilita que a tabela seja focada nos propósitos necessários ao usuário. O comando de filtro é bem simples de ser utilizado, coloque o ponteiro do mouse sobre o campo que deseja que seja filtrado (por exemplo Solucionador), um ícone de filtro aparecerá, clique nele.
Filtro
Os possíveis campos de resultados irão aparecer, junto com a opção Show All, caso queira exibir os resultados de apenas alguns Solucionadores, marque apenas os desejados. Por exemplo apenas Tarefa de Projeto e Tarefa de Apoio em mudança:
Filtro definido com exemplo
Agora em qualquer tipo de tabela dinâmica elaborada os resultados serão filtrados apenas com informações de Ordens de Serviço nas quais o Tipo de Subprocesso são um dos indicados acima.
Tabela Dinâmica com filtro
Repare que mesmo não participando das colunas, linhas ou totais o filtro é utilizado. Verifique a mesma tabela sem o filtro:
Tabela Dinâmica sem filtro
Os campos podem ser ordenados de variadas formas para melhor compreensão da tabela, há diversas maneiras de realizar tal ordenação e este tópico pretende apresenta-las ao usuário.
A ordenação alfabética pode ser realizada em qualquer campo de linha ou de coluna, e pode ser feito combinações das mais variadas de ordenações dos submenus pois cada submenu ordena seus resultados independente dos demais, para modificar a ordenação basta clicar nos campos em destaque:
Tabela Dinâmica Ordenação Alfabética
Para realizara exportação de uma tabela dinâmica basta utilizar o botão Exportar e selecionar o formato de exportação desejado:
Tabela dinâmica de Ordem de Serviço - Exportação
Ao clicar no formato desejado um novo diálogo será exibido automaticamente com a extensão desejada para selecionar a pasta onde o arquivo de exportação deve ser salvo. Por exemplo uma exportação para Excel:
Exportação de Tabela dinâmica
Tabela Dinâmica de Apontamentos
Tabela Dinâmica de Atividades Executadas
Tabela Dinâmica de Interrupção de ANS
Tabela Dinâmica de Ordens de Serviço
Tabela Dinâmica de Pesquisas Respondidas
Tabela Dinâmica de Itens de Configuração