<< Click to Display Table of Contents >> Papéis e responsabilidades |
![]() ![]() ![]() |
O Supravizio permite determinar dinamicamente os atores que poderão interagir de forma direta ou indireta na execução de etapas de um processo. Para isso, utilizamos o conceito de Papéis.
A configuração de papéis do Supravizio é o conceito chave para determinar responsabilidades nos fluxos de processo. Este recurso é representado pelo cadastro de Papéis que está disponível no Editor de Processos no comando Papeis.
Cadastro de papéis
Estes papéis são utilizados em diversos elementos e recursos da modelagem de fluxos de processo. Nos próximos tópicos veremos algumas de suas aplicações.
Esta é a aplicação mais comum da utilização de papéis de processo e define um "performer" para alguma tarefa, subprocesso ou evento do processo. Veja na figura abaixo como realizar esta configuração:
Configuração de responsável por Atividade
A configuração de responsabilidade define o comportamento de coordenação do fluxo de trabalho. A partir da responsabilidade o sistema será capaz de provocar os encaminhamentos entre as pessoas que participam do processo.
Na figura abaixo, por exemplo, podemos observar que as tarefas Construir e Testar possuem diferentes responsáveis: Implementador e Testador. Estes, por sua vez, são papéis que foram definidos no sistema. Isto significa que quando o usuário Implementador utilizar o botão Avançar do Assistente de Processos a Máquina de Processos do Supravizio selecionará, de forma automática, a pessoa responsável pela tarefa Testar com base na configuração do papel Testador. Neste caso específico se existir somente uma pessoa testadora então o encaminhamento é feito automaticamente, mas se existirem várias então o implementador deve selecionar uma para encaminhamento:
Exemplo de fluxo com responsabilidades configuradas
Sempre que ocorrem transições entre atividades com diferentes responsabilidades o Supravizio entra em ação realizando o devido encaminhamento automaticamente e troca de responsabilidade.
Também utilizamos o recurso de responsabilidade para a configuração do iniciador de um subprocesso, onde é utilizado para seleção de responsáveis quando a Ordem de Serviço é aberta pelo Portal. Neste caso específico precisamos de um papel que corresponda sempre a uma única pessoa. Para mais detalhes sobre estes critérios, leia Tipos de Papéis.
Esta configuração está presente em iniciadores manuais e é utilizada para restringir a abertura para determinadas pessoas que possuam o papel configurado. Para mais detalhes veja Responsabilidades e autorizações do iniciador manual.
Papéis são utilizados também na configuração de aprovações para determinar os aprovadores da solicitação. Para mais detalhes leia Data Objects Aprovação.
É possível definir as pessoas destinatárias de um comunicado, seja este configurado via Tipo de Evento ou Eventos intermediários de Mensagem, utilizando o recurso de papéis.
Veja também: