Importação e Exportação de Fluxos de Processo

<< Click to Display Table of Contents >>

Navigation:  Guia para Administradores > Configurando Processos > Editor de Processos >

Importação e Exportação de Fluxos de Processo

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

Através do Supravizio, é possível realizar a exportação de processos que foram criados em um determinado ambiente e importar em outro ambiente. Para que isso seja possível, é necessário que ambos os ambientes sejam da mesma versão.

Para realizar a exportação de um determinado processo (ou um Subprocesso, se necessário), basta acessar o Editor de Processo, selecionando o item de interesse. Por exemplo, vamos exportar o processo de Incidentes abaixo:

 

Importacao1

 

Process Explorer

 

 

 

Será exibida a seguinte mensagem no canto inferior esquerdo da tela do Editor de Processos:

 

Importacao2

 

Mensagem informando a geração do arquivo

 

 

Após gerada a exportação o Supravizio solicita que indique a pasta e nome de arquivo destino:

 

Importacao3

 

Tela de seleção do diretório

 

 

Para realizar a importação do processo exportado vá no destino e acesse o Editor de Processos. Caso não exista nenhuma versão ou processo similar, como neste exemplo, o processo de Incidentes, é necessário criar o processo. Para isso, no Process Explorer, clique na opção abaixo:

Importacao4

 

Novo Processo

 

 

Preencha as informações necessárias no cadastro do novo processo:

 

Importacao5

Informações do novo processo

 

 

Confirme e Feche o dialogo de cadastro e em seguida clique em Salvar no Editor de Processos. Repare no Process Explorer que foi criado o novo processo e já contendo uma nova versão Em Edição:

 

 

Importacao6

 

Versão inicial em edição

 

 

 

Caso deseje realizar a importação em um processo existente, basta selecioná-lo e clicar com o botão direito na opção Nova Versão:

 

Importacao7

 

Nova versão do processo existente

 

 

Clicando com o botão direito na versão Em Edição selecione a opção Importar:

 

Importacao8

 

Localização do comando Importar

 

 

Ao indicar o arquivo que foi exportado do outro ambiente, será exibida uma janela para que selecione quais os Subprocessos que serão importados:

 

Importacao9

 

Seleção de Subprocessos para Importação

 

 

É possível também realizara exportação/importação de Subprocessos isoladamente. Para isso, no ambiente em que irá exportar o processo basta selecionar o Subprocesso ao invés do processo e com o botão direito clicar em Exportar. Após isso, basta ir no ambiente destino e selecionar uma versão Em Edição do processo de interesse. Ao selecionar este comando será importado apenas Subprocesso necessário.

Após confirmar a importação dos Subprocessos necessários o Supravizio analisa todos os cadastros relacionados ao desenho do processo e exibe uma tela onde são informados os cadastros que serão criados, incluindo campos customizados e eventuais cadastros que serão alterados:

 

Importacao10

 

Pendências de Importação

 

 

Caso exista alguma mensagem de categoria Erro não será possível realizar a importação. Para confirmar a importação basta clicar no comando Confirmar Importação, caso contrário, clique em Cancelar.

Importando o processo, basta clicar no comando Validar Versão clicando com o botão direito na versão Em Edição do processo. Não existindo nenhuma pendência, basta Ativar a versão.

 

Revisão de cadastros

 

O importador do Supravizio realiza a importação de novos cadastros, porém não modifica cadastros existentes, exceto o cadastro de campos customizados, caso identifique alguma mudança. Apenas os cadastros relacionados com a configuração dos fluxos dos processos são criados no ambiente destino nesta ação, como por exemplo, serviços disponíveis em tipos de Subprocesso, papéis, associações e modelos de comunicados.

É recomendado que seja feita a revisão dos principais cadastros relacionados com os processos que foram  importados. Verificar cada um dos seus campos incluindo os seus registros associados através das abas dos cadastros. Esta tarefa pode ser feita após a importação dos processos.

Os principais cadastros que necessitam de revisão são:

Do menu Processo | Processos:

Associações
Caixas de Mensagem
Categorias
Métodos de Priorização
Modelos de Comunicado
Tipos de Evento
Tipos de Solicitação
Tipos de Subprocesso
Pesquisa de Satisfação | Grupos de Questões
Pesquisa de Satisfação | Questões de Pesquisas
Pesquisa de Satisfação | Classe de Pesquisa de Satisfação

 

Do menu Processo | Serviços

Classes de Serviços
Grupos de Serviços
Tipos de Serviços
Serviços

 

Do menu Recurso

Grupos de Trabalho
Calendários
Acordos de Nível de Serviço | Motivos de Interrupção de ANS
Acordos de Nível de Serviço | Acordos de Nível de Serviço

 

Do menu Ativos

Tipos de Itens de Configuração

 

 

Campos customizados

 

É necessário também verificar nos formulários dos cadastros a inclusão de novos campos customizados. Para isso, basta selecionar um cadastro, por exemplo, o de Pessoas, selecionar um registro, abrir o formulário de cadastro e clicar no comando Mais Campos. Não é necessário entrar em todos os registros, apenas em um registro por cadastro. Caso não seja encontrado um determinado campo customizado no ambiente destino, comparando-o com o ambiente de origem da importação, basta cadastrar este novo campo no ambiente destino. Para isso leia o tópico http://www.venki.com.br/help/supravizio/campos_customizados.htm

Os cadastros mais comuns onde encontramos campos customizados são:

Do menu Recurso:

Todos

Do menu Ativos:

Todos exceto: Análise de Impacto e Importação de Hardware e Software

Do menu Processo:

Todos de Processo | Serviço

 

Scripts

 

Durante a importação, o sistema irá realizar a cópia dos scripts exatamente como foram criados. Muitas vezes, estes scripts utilizam dados que foram inseridos apenas no ambiente em que foi criado, como os citados acima (Cadastros e Campos Customizados).

Sendo assim, quando for exportado, o script pode não funcionar.

Neste caso, após o fluxo ser importado, a pessoa deverá renomear os campos no script (caso já existam, porém, com outro nome) ou alterar seus atributos manualmente.

 

Importante: A partir da versão 8.1.2, as Bibliotecas de Script que forem utilizadas no processo também serão exportadas com o mesmo. Portanto, caso já exista uma biblioteca com o mesmo nome no ambiente, esta será atualizada.