<< Click to Display Table of Contents >> Autorização e Processos |
![]() ![]() ![]() |
O mecanismo de autorização permite configurar regras de visibilidade para Ordens de Serviço x Processos. Este mecanismo possui uma configuração global de autorização definida na tela de Configurações (opções de menu Utilitários | Configurações) e permite redefinir esta configuração para cada Tipo de Subprocesso (opções de menu Processo | Processos | Tipos de Subprocessos).
Importante: a segunda forma de configuração, por Tipo de Subprocesso, possui maior prioridade sobre o valor encontrado na tela Configurações.
A seguir veremos quais são estas opções de configuração, para saber sobre outras autorizações no processo consulte Restringindo Ações para Grupos de Trabalho.
Público
A Ordem de Serviço pode ser lida e editada pelo responsável corrente ou um dos seus coordenadores. Também pode ser acessada para leitura por qualquer outro solucionador.
A Ordem de Serviço pode ser lida e editada pelo responsável corrente ou um dos seus coordenadores. Também pode ser acessada para leitura por um solucionador anterior (independente do seu grupo de trabalho). Visualize as Histórico de Responsáveis na Ordem de Serviço para saber sobre o responsável corrente, grupo de trabalho (para saber o coordenador) e também os responsáveis anteriores.
A Ordem de Serviço pode ser lida e editada pelo responsável corrente ou um dos seus coordenadores. Também pode ser acessada para leitura por outros solucionador do mesmo grupo.
A Ordem de Serviço pode ser lida e editada pelo responsável corrente ou um dos seus coordenadores. Também pode ser acessada para leitura por outros solucionador do mesmo grupo ou por um solucionador anterior independente do seu grupo de trabalho. Visualize as Histórico de Responsáveis na Ordem de Serviço para saber sobre o responsável corrente, grupo de trabalho (para saber o coordenador) e também os responsáveis anteriores.
A Ordem de Serviço pode ser lida e editada pelo responsável corrente ou um dos seus coordenadores. Também pode ser acessada para leitura por outros solucionadores que atuam no mesmo macroprocesso da Ordem de Serviço. Para determinar os solucionadores do mesmo macroprocesso o sistema recuperará todas as pessoas lotadas em alguma das áreas proprietárias de subprocessos contidos no mesmo macroprocesso.
Somente o responsável corrente ou um dos seus coordenadores pode acessar e editar a Ordem de Serviço.
Para usuários que possuem o perfil de acesso Admin (veja o cadastro de Usuários) é possível autorizar no cadastro de Tipos de Subprocessos o acesso total incluindo possibilidade de edição de Ordens de Serviço.
No exemplo abaixo Ordens de Serviço do subprocesso podem ser lidas e editadas por usuários que contenham o perfil Admin:
O usuário com perfil Admin pode ler e editar Ordens de Serviço
Na situação abaixo não existe acesso especial para usuários administradores valendo então a regra de autorização global ou por tipo de Subprocessos apresentada no início deste tópico.
Não existe exceção para o usuário com perfil Admin
Outra exceção para as regras de autorização está na configuração de substituto, que neste caso também possui acesso a leitura e edição em todas as Ordens de Serviço sob responsabilidade do solucionador substituído (este deve registrar a substituição na tela Opções do Workspace).
Para visualizar as pessoas envolvidas na Ordem de Serviço, na tela da Ordem de Serviço utilize a aba "Informações sobre Processo" e nela "Pessoas Envolvidas:
Visualizar pessoas envolvidas
Repare que quando não há conformidade de papel, o responsável aparece em cor diferenciada. Repare também que há uma associação abaixo entre os papéis envolvidos no subprocesso e os participantes (É feita verificação entre os papéis envolvidos nas tarefas realizadas e todos integrantes dos papéis).