<< Click to Display Table of Contents >> Eventos Finalizadores |
![]() ![]() ![]() |
Um evento finalizador indica o fim de um fluxo de processo. Os tipos de eventos finalizadores são:
Indica o fim de um fluxo com sucesso. Em um Finalizador com Sucesso podemos, por exemplo, enviar uma Pesquisa de Satisfação ao Cliente da ocorrência daquele fluxo de processo, através da propriedade Pesquisa Satisfação:
Assim como as demais atividades, o Finalizador com Sucesso permite também a inclusão de operações, como por exemplo algum tipo de entrada de dados.
Utilizado para finalização em situações que exigem cancelamento da ocorrência como, por exemplo, após a reprovação de uma aprovação.
Neste caso, é obrigatório o preenchimento do campo Motivo de Cancelamento:
O Link Final permite que uma Ordem de Serviço seja finalizada e em seguida possa ser gerada uma nova Ordem de Serviço associada.
Link Final
A principal propriedade de um Link Final é a Associação. Uma Associação permite o relacionamento entre tipos de subprocessos diferentes (ou ao mesmo tipo de subprocesso):
Associação em um Link Final
Para mais informações sobre Associações leia o tópico Associações.
Utilizaremos a seguinte Associação no exemplo à seguir:
Associação Liberação da Mudança - Mudanças da Liberação
Em um fluxo de processo do tipo Mudança, vamos inserir um Link Final e na propriedade Associação vamos selecionar a associação "Liberação da Mudança":
Associação em um Link Final
Agora, em um desenho de fluxo do tipo Liberação, vamos incluir um Link Inicial (mais informações leia Link Inicial) com uma associação "Mudança da Liberação" (frase inversa da Associação):
Associação em um Link Inicial
Ao finalizarmos uma Ordem de Serviço do tipo "Mudança", será exibido um comando para a criação de uma nova Ordem de Serviço associada ou simplesmente associar uma Ordem de Serviço existente:
Ordem de Serviço de Mudança
Ao clicar no botão "Novo(a) Liberação", é exibida uma janela para indicarmos como iremos realizar a associação:
Janela de Associação
Em nosso exemplo, vamos clicar em "Iniciar uma nova Ordem de Serviço.
Veja que a nova Ordem de Serviço já é aberta referenciando o seu subprocesso chamador:
Ordem de Serviço de Liberação gerada por Mudança
É possível também efetuar a passagem de parâmetros, tanto dados de campos da Ordem de Serviço, quanto seus Itens de Configuração, procedendo da mesma forma como no elemento Subprocesso. Para mais informações sobre passagens de parâmetros entre Ordens de Serviço leia Subprocessos.
Associação Manual
Se houver necessidade, pode-se realizar a associação de uma Ordem de Serviço manualmente. Para mais informações veja o tópico: Associação Manual.