Toolbox e elementos do BPMN

<< Click to Display Table of Contents >>

Navigation:  Guia para Administradores > Configurando Processos > Editor de Processos >

Toolbox e elementos do BPMN

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

Toolbox é uma barra de ferramentas que contêm ferramentas BPMN - Business Process Modeling Notation - disponíveis para a modelagem de processos. Veja a figura abaixo:

 

editor de processos 3

Janela Toolbox

 

Para adicionar uma destas ferramentas em um diagrama de processo basta executar um clique no objeto desejado (não é necessário manter o botão do mouse apertado) e depois clicar novamente no ponto adequado do diagrama de processos. Determinados elementos exigem que o clique no diagrama seja dado sobre o outro elemento que será relacionado. Por exemplo: para adicionarmos uma Aprovação clique primeiro no elemento "Aprovação" do Toolbox e em seguida clique em uma Tarefa que receberá a configuração de Aprovação.

O elemento Point possui a função de cancelar um modo de inserção de outros elementos e permite selecionarmos outros elementos já colados no diagrama.

A tabela abaixo apresenta um sumário de todas as ferramentas BPMN disponíveis no Supravizio:

 

Toolbox24

Iniciador manual: inicia um processo manualmente utilizando a tela Workspace ou Portal de Processos. O ícone IconeAutoatendimento indica que o iniciador está disponível no Portal e o ícone IconeWorkspace indica que estará disponível no Workspace.

InicialTimer

Inicia um processo utilizando um temporizador: neste caso as Ordens de Serviço são geradas automaticamente pela máquina de processo com base em um ciclo.

InicialRegra

Inicia um processo quando for satisfeita uma regra (fórmula): neste caso as Ordens de Serviço são geradas automaticamente pela máquina de processos sempre que for satisfeita a fórmula. É possível, por exemplo, incluir na fórmula um comando SQL e para cada registro retornado é gerada uma Ordem de Serviço. Também podemos utilizar como fórmula um valor lógico e quando este valor for verdadeiro é gerada uma Ordem de Serviço.

LinkInicial

Inicia um processo a partir de outro processo: este iniciador é importante quando realizamos uma chamada de subprocesso. É um recurso importante para configurar a interface entre subprocessos.

Tarefa

Representa uma tarefa manual ou automatizada: esta tarefa pode conter entradas e gerar saídas.

SubProcesso

Fluxo de Tarefas com entradas e saídas e sob responsabilidade de uma ou mais pessoas na organização.

EventDecision

Decisão baseada em Pergunta/resposta: neste caso o operador visualiza uma pergunta e com base em sua resposta a máquina de processos desvia a execução do processo.

DataDecision

Decisão baseada em dados (fórmula): a decisão é tomada por uma fórmula que pode conter um valor lógico e fazer acesso a base de dados.

EventoTime

Evento intermediário baseado em temporizador: permite a transição para outra atividade ou decisão com base em um temporizador. Transições deste tipo são executadas automaticamente pela máquina de processos.

EventoDecision

Evento intermediário baseado em regra (fórmula): permite a transição para outra atividade ou decisão com base em uma fórmula. Transições deste tipo são executadas automaticamente pela máquina de processos.

 

 

Eventos intermediários do tipo mensagem: faz o envio de uma mensagem para destinatário configurado no próprio evento.

Finalizador de um processo: marca o fim do processo.

Finalizador de um processo seguido de chamada para outro fluxo.

Cancelamento de processo.

Raia001

Raia: Elementos associados passam a ser de responsabilidade do Papel definido (exceto caso a responsabilidade atual seja definida como Sistema ou uma fila)

Objeto1

Data Object do tipo Entrada de dados: permite especificar campos que devem ser preenchidos pelo usuário.

Objeto2

Data Object do tipo Aprovação: permite configurar uma aprovação.

Objeto4

Data Object do tipo Item de Configuração (associação ou geração): permite relacionar o processo com o banco de dados de itens de configuração, incluindo a criação ou mera associação.

 

Importante: artigos da base de conhecimento são tratados como itens de configuração. Portanto sua manutenção pode ser governada por este tipo de recurso.

Objeto5

Data Object genérico utilizado para representar documentos diversos no fluxo.

Objeto7

Comentário utilizado para documentar graficamente o fluxo de um subprocesso. É possível publicar um comentário no Portal. Quando publicados o elemento ganha um ícone IconeAutoatendimento.