<< Click to Display Table of Contents >> Exportação e importação |
![]() ![]() ![]() |
O Supravizio permite realizar a exportação e importação de um relatório.
Exportando um Relatório
Através do Menu Principal, acesse o Editor de Relatórios (Relatórios | Editor de Relatórios) e abra o registro do relatório que deseja exportar. Nas opções do relatório, clique no botão "Exporta layout, consultas e configuração de parâmetros":
Exportando um relatório
Selecione o local onde deverá ser salvo o relatório exportado e clique em Salvar. Então será gerado um arquivo com a extensão .rel e o nome do arquivo terá a descrição do relatório.
Importando um Relatório
Através do Menu Principal, acesse o Editor de Relatórios (Relatórios | Editor de Relatórios) e abra o registro do relatório que deseja importar. Nas opções do relatório, clique no botão "Importar layout, consultas e configuração de parâmetros":
Importando um Relatório
Procure pelo arquivo já exportado (com a extensão .rel), selecione-o e clique em Abrir. Veremos que, na aba Parâmetros, os registros de parâmetro foram importados. O layout, na aba Layout, também será importado, e juntamente, a query responsável pela pesquisa na base de dados.
Parâmetros Importados
Layout e Query importados
No caso de um parâmetro com conexão a um banco externo, ao realizar a exportação, juntamente é exportado o registro da conexão. Assim, ao importar o relatório, não é necessário a criação da conexão de banco de dados, porém, a String de Conexão não é salva, por motivos de segurança dos dados, então é necessário acessar o registro da conexão, em (Utilitários | Conexões de banco de dados), e editar a String de conexão da conexão importada. Veja nas imagens que foi importado o parâmetro com a conexão "Conexao Externa", e na outra imagem, o registro da conexão também foi importado:
Importando parâmetro com conexão externa
Conexão importada
Também é possível anexar relatórios em Ordens de Serviço com informações de parâmetros passados da própria Ordem de Serviço. Para isso, podemos realizar esta operação por um script em uma tarefa no processo:
Script inserido em tarefa
Evento: Script Fim |
|
Assim, quando este script for executado em uma Ordem de Serviço, o relatório será anexado como um arquivo no tipo especificado no script:
Assim, ao abrirmos o arquivo, ele irá conter o relatório com os parâmetros passados.